segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Antes tarde, do que nunca!

O regime de Gadaffi foi derrubado com o apoio de países ocidentais, interessados muito mais no petróleo da Líbia do que propriamente nas condições de vida do povo líbio.  Não que a situação social na Líbia não inspira-se preocupação, mas enquanto Gadaffi de alguma forma se enquadrava nos interesses das grandes potências, ninguém queria correr o risco de patrocinar um levante e a derrubada do poder.


No caso líbio a disputa tribal não muito diferente do que ocorre no Afeganistão, sempre foi um fator de incertezas e riscos de tensões, pois não há um identidade nacional muito bem definida.

Após a "Primavera Árabe", vemos as incertezas aumentarem em países como o Egito, e um agravamento nas relações entre os diversos grupos religiosos no país, apontando para a possibilidade de uma radicalização política e nas tensões internas após a ascensão dos grupos islâmicos, que hoje tem maioria no parlamento.

Agora temos episódios ainda mais preocupantes, ou que dão conta de que as populações de alguns países não estão tão abertas a interferência internacional na região, algo que alertamos em nossas análises passadas:

Partidários de Gaddafi controlam cidade líbia - Reuters 23.01.2012

Confronto em cidade da Líbia deixa quatro mortos - Reuters 23.01.2012

Milícias rivais entram em combate no centro da capital líbia - Reuters 01.02.2012

Não temos a menor dúvida que o regime de Gaddafi não era algo bom, mas não acreditamos que a condição atual e os caminhos que se abrem para os líbios, seja o melhor para o povo e a nação Líbia.

Vejam mais em:

Razões para sermos gratos e algumas constatações

em 26.08 dizíamos em

Antes buscassem a verdadeira sabedoria.


Criam exércitos de excluídos, marginalizados e dependentes, órfãos da guerra, indigentes, que passam a depender de ajudas que são pagas com o comprometimento de suas riquezas naturais e a soberania de sua pátria.  Foi assim com o Petróleo do Iraque, e assim será com a Líbia! 


Em outros frontes:

Liga Árabe retira monitores da Síria - Reuters 24.01.2012

Irã critica embargo da União Europeia a petróleo e adverte EUA - Reuters 23.01.2012

Irã pode proibir exportação de petróleo para UE - Reuters 27.01.2012

Leiam mais a respeito em mensagens anteriores.

--------------------------------------------------------------------------

Este trecho que trata de eventos tristes em São Paulo faz parte de um cenário mais amplo e estão relatados em destaque por causarem profunda indignação em nós.  A justiça não foi feita verdadeiramente!

Em São Paulo, mais especificamente na comunidade Pinheirinhos, os moradores são surpreendidos pela ação policial que atropelou as negociações de retirada pacífica da área invadida 7 anos atrás.   As negociações vinham sendo conduzidas por representantes do Governo Federal, e após uma disputa de competência entre a justiça estadual e a justiça federal, foi determinada a desocupação imediata pelo TJ-SP.

O estado prontamente pois 2 mil PM's que durante a ação foram acusados de cometer excessos, inclusive contra um secretário da presidência que representava o governo federal.

O cel. Pm.  Melo que comandou alega que a operação foi bem sucedida, e que houve apenas algumas prisões e alguns feridos leves, parece que não leu as declarações do secretário da presidência que afirma ter sido impedido de se identificar, destratado por um oficial PM e ter recebido um tiro de bala de borracha.

Quanto as alegações dos ex-moradores, de estarem sendo privados de pegarem seus pertences e que suas casas tem sido destruídas com móveis dentro, o comandante diz desconhecer o fato, ao que parece o comandante da PM não viu fotos como as que constam na reportagem do Estadão e do G1, e ignora as declarações de ex-moradores.

Casas começam a ser demolidas e mais um veículo é incendiado em Pinheirinho - Estadão 24.01.2012

Moradora anda sobre escombros da casa demolida em Pinheirinho - Wether Santana/AE
Wether Santana/AE - Casas demolidas em Pinheirinho


Moradores de Pinheirinho acusam PM de destruir bens - Estadão 24.01.2012

Especialista da ONU vê 'violação drástica' de direitos em ação no Pinheirinho - Estadão 24.01.2012

Da forma que aconteceu os fatos, fica no ar a impressão de que há intensões outras além do "cumprimento da lei", pois os direitos dos agora desabrigados parece não estarem sendo respeitados, sem falar de que em algumas declarações públicas de autoridades responsáveis  pela ação da PM muitas vezes é citado o fato da localidade está diretamente relacionada com os índices de criminalidade de São José dos Campos - SP.

Parece que os iluminados encontraram uma forma de por fim a criminalidade, desalojando e jogando na sarjeta toda uma comunidade que tem no mínimo mais de 2 mil pessoas.

PM pretende terminar demolição de imóveis do Pinheirinho nesta terça - G1 24.01.2012

Em outubro/2011 falamos em

Com certo atraso


Loteamentos e ocupações de locais impróprios não são as únicas causas para as perdas, muito menos as chuvas ou inundações.


Vale lembrar que a área fica próxima a uma região (bairro) desocupado por conta de inundações e riscos de desastres.

-----------------------------------------------------------------------

Sobre o naufrágio do Costa Concórdia, há suspeitas de que a proprietária do navio teria ordenado ao capitão que se aproximasse da ilha de Giglio.

Investigação de cruzeiro pode ser ampliada-advogado do capitão - Reuters 23.01.2012

Certamente não é fácil crer que a empresa desconhecia atitudes como o desvio de rota, nós já nos referimos a isto em comentários (não postados aqui).

-----------------------------------------------------------------------

Desabamento no Rio na noite de 25.01 causa mortes e destruição, mais um novo capítulo de sofrimento para a Cidade Maravilhosa!


Imagens de janeiro de 2009 (esq.) e deste domingo, 29 de janeiro, permitem comparar a esquina onde ocorreu o desabamento
Imagens de janeiro de 2009 (esq.) e deste domingo, 29 de janeiro, permitem comparar a esquina onde ocorreu o desabamento João Carlos Rebello Caribé/G1 e Bernardo Tabak/G1


Leitores registram momento após queda de prédios no centro do Rio - G1 26.01.2012

Câmera de segurança registra desabamento no Rio de Janeiro - Yahoo 27.01.2012

Total de corpos retirados de escombros no Rio sobe para 11 - Reuters 27.01.2012

Operário diz à polícia que obra em prédio que caiu tinha engenheiro - G1 27.01.2012

Advogado que trabalhava em prédio que desabou é enterrado no Rio - G1 27.01.2012

Desabamento de prédios no Centro do Rio - G1 27.01.2012

Prédio que desabou foi projetado para ter 15 andares, mostram plantas - G1 31.01.2012

O que dissemos em 04.08.2011 e até o momento não havíamos nos referido, pois faltava a clareza das causas relacionadas a ma fé e a ambição:

Não é incomum e vai ocorrer de forma semelhante mas em outro padrão de construção, é  algo como o que ocorreu num passado não muito distante no Rio e envolveu construções de pouca qualidade, quando a má fé e a ambição leva até as pessoas, perdas muito maiores do que podem ter. 


está em:

Aos poucos acontece o que devia!

Não temos nenhuma satisfação em constatar que a dor de muitos é conseqüência da maldade de uns poucos, mas que Deus nos ajude a tirar as lições necessárias para que nos tornemos pessoas melhores.   Um dia todos perceberão que se faz necessário regressar ao Pai, aos seus ensinamentos, valores, mas principalmente as graças oriundas de seu grande amor!

-----------------------------------------------------------------------

Não havíamos notificados antes mais diante da reincidência do caso, chamamos a atenção para que não haja descuido nas medidas fito-sanitárias necessárias pelas autoridades brasileiras.

Confirmado foco de aftosa no Paraguai e MS bloqueia fronteira - R7 19.09.11

Encontrado foco de aftosa no Paraguai - Aged MA

Sobre o fato dissemos em:

Com certo atraso


Não importa qual seja o rebanho e a região atingida, o mal que lhe afetará é motivo de perdas consideráveis. Cautela e providencias urgentes são recomendadas.


-----------------------------------------------------------------------

Toda a postagem foi deliberadamente retardada, para que possamos ver confirmada alguns aspectos necessários a apresentação dos alertas que já haviam sido dados.

Jesus seja louvado pela sua disposição de nos amar, mesmo que nós não estejamos correspondendo ao seu grande amor, e a ação do Espírito Santo.

-------------------------------------------------------------------------

Há mais fatos que vamos relatar, mas por enquanto estes são suficientes, antes porém vejam outros avisos:

As pessoas devem estar atentas para não se colocarem em risco, muitos podem sofrer quando o intuito era a diversão, vias interditadas, aglomerações de pessoas e pouco cuidado com a segurança são fatores de risco, ainda mais se há negligência dos organizadores do evento.   A festa pode facilmente se transformar em mais uma tragédia, espero que aqui sejam mais cuidadosos nestes dias.

Outra vez alertamos para os que freqüentam locais próximos a grande estruturas de metal, torres, colunas ou mesmo palco, quando estas tombam provocam danos que podem ser definitivos.   Quem organiza e autoriza a montagem, é responsável pela segurança e por tudo que possa ocorrer de ruim, assim como pelas vidas dos que estão próximos.

Piscinas e reservatórios podem ser armadilhas para quem não respeita os cuidados básicos, a exemplo de evitar excessos e álcool.  Em outras circunstâncias nem seria necessário avisos como estes.

Os artistas se apresentam para alegria do público, não para que ocorram acidentes ou eventos trágicos, assim também se dá com grupos e clubes (não no sentido físico, local), mas eles ocorrem por razões outras (algumas relacionadas a finanças), e os males não são menores ou menos dolorosos.

Não é necessariamente um comboio, mesmo que haja muitos veículos de transporte de cargas, nem precisa ser por conta de fatores naturais como as águas, o motivo das perdas consideráveis, até mesmo irregularidades ou ações impróprias por quem deveria controlar ou disciplinar o fluxo, podem gerar acontecimentos ruins para muitos.


Que Jesus continue sua obra, pelo tempo que torna-se mais breve a cada dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.